Seduc promove Semana dos Povos Indígenas em Barra do Garças

Atualizado em: 16/04/2018 22:01:43

Evento, que ocorre entre os dias 16 e 21 de abril, discute os aspectos da cultura, da culinária e da língua indígena.

Foto: Seduc-MT
resized image

Valorizar a diversidade étnica, linguística e cultural dos povos indígenas de Mato Grosso, reconhecendo a sua contribuição para a sociedade. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) realiza de 16 a 21 de abril, em Barra do Garças (509 quilômetros a leste de Cuiabá), a Semana dos Povos Indígenas.

O evento, coordenado pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Barra do Garças, contará com 10 atividades, que serão realizadas nas escolas, na sede do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Câmpus Araguaia e na subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep).

As atividades serão abertas e gratuitas para todos os públicos e idades. Durante os seis dias, serão apresentados e debatidos com professores, alunos e comunidade, os aspectos da cultura, da culinária e da língua indígena.

A programação inclue a exposição fotográfica “Hoimanadzé Duré Uiwede – Cultura e Buriti”; oficinas de vivência da Cultura Xavante; palestras nas escolas; sessão de curtas e filmes indígenas; corrida de tora; e apresentações musicais.

Conforme explica a diretora Cefapro de Barra do Garças, Mary Carneiro Rezende, o evento atende aos dispositivos da Lei 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade da temática História Indígena no currículo oficial da rede de Ensinos Fundamental e Médio nas escolas.

“Considerando que a instituição escolar é um espaço de formação de cidadãos, tal medida é de suma importância para valorizar e respeitar a diversidade étnica e cultural da história dos povos indígenas”.

Ainda segundo a diretora, o evento visa divulgar e produzir conhecimentos, atitudes, posturas e valores que garantam o respeito à história e cultura dos povos indígenas e refletir de forma crítica a respeito da sua condição sócio histórica.

O evento conta com a parceria da Coordenação Regional Xavante da Fundação Nacional do Índio (Funai); Escola Estadual Nossa Senhora da Guia; e Núcleo de Produção Digital da UFMT – Câmpus Araguaia.

Tem ainda o apoio do Conselho Municipal de Cultura de Barra do Garças, Sintep e Fórum Tshirorirã.

Confira a programação

 

Rosane Brandão | Seduc-MT

O Rádio, por suas características, entra na mente das pessoas e lá trabalha, criando um teatro individual. Desperta emoções e produz atitudes. Leia mais

MANTENHA CONTATO!

Últimas postagens

resized image
Pediatras brasileiros criticam investida dos EUA contra amamentação
14/07/2018
resized image
MP orienta veículos sobre proibições eleitorais
16/07/2018
resized image
Dengue já matou 77 pessoas no Brasil este ano
16/07/2018

MURAL DE RECADOS

  • MAYSA VENTURA
    Parabéns pelo Site, agora de cara nova e pelas matérias postadas, sempre os áudios no jornal 1010 ....! Grande abraço a todos.

  • ROBERTO SHOW
    Olá pessoal do MT Via Rádio parabens pelo o trabalho de informação e a ajuda que nos dá para abrilhantar a nossa programação... 

Todos os Recados

MT Via Rádio © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados - Esse site é melhor visualizado em resolução 1024 ou superior

Desenvolvimento por: Ricard Cristian