Avanços na pecuária de Mato Grosso são apresentados em evento da cadeia produtiva

Atualizado em: 12/04/2018 23:25:11

...evento que reúne representantes da cadeia produtiva de carne bovina do Brasil...

Foto: JM
resized image

Mato Grosso é responsável pela maior produção de gado bovino do Brasil, criando mais de 30 milhões de cabeças no Estado. A quantidade equivale a quase 14% do rebanho produzido no território nacional. Além disso, o Estado também se destaca no ranking internacional, sendo o sexto maior produtor de gado do mundo.  

Para discutir os avanços da pecuária no Estado, o governador Pedro Taques participou nesta quinta-feira (12.04), da abertura oficial da Intercorte, evento que reúne representantes da cadeia produtiva de carne bovina do Brasil.

Entre os destaques está o trabalho do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) para a autorregulamentação do setor em Mato Grosso e também para aumentar a prospecção de negócio no mercado internacional. 

“O instituto tem objetivo de fazer prospecções internacionais, porque não vendemos para o mercado internacional se ficarmos em Cuiabá. Já temos feito isto. Estivemos nos Emirados Árabes, França, Espanha, Estados Unidos e outros países na busca de mercado internacional. Precisamos superar os preconceitos e mostrar que no Brasil produzimos muito e que em Mato Grosso produzimos mais ainda”, disse o governador. 

Dez milhões de hectares do território mato-grossense são utilizados para a criação de gado, segundo o chefe do Executivo, ressaltando que outros sete milhões ainda podem ser utilizados dentro da legalidade. “Além disso, existem 16 milhões de hectares de pastagem de baixa produtividade que podem ser convertidos em pecuária semi-intensiva”, completou Taques.

O presidente do Imac, Guilherme Nolasco, explicou que o instituto busca criar um selo de garantia de origem da carne de Mato Grosso trazendo alguns quesitos de qualidade, tipificação de carcaça, transparência, abate e pesagem ao produtor. 

“Com isto existe uma garantia de produção sustentável socioeconomicamente correta, levando ao mundo o selo da carne de Mato Grosso. Além disso, conseguimos prospectar novos mercados ampliando o negócio, principalmente no mercado de valor agregado.” 

Além disso, o governador aproveitou a ocasião a anunciar a nomeação definitiva da presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Daniela Soares, que até então ocupava o cargo de forma interina. 

Diálogo

Cuiabá sedia pela sétima vez uma edição do Intercorte. Há seis anos, o evento leva informação e tecnologia aos produtores dos principais polos de pecuária do Brasil. Todos os anos um número expressivo de produtores prestigiam o evento, buscando novos conhecimentos que auxiliem no aprimoramento da pecuária no Estado.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Marco Túlio Soares, destacou a importância da proximidade do Poder Público com o setor produtivo. “A discussão e a troca de experiência do setor público com o privado melhorou o relacionamento na construção de novas alternativas para o setor”.

Ainda segundo o presidente, o evento conta com 45 expositores e 1.600 inscritos, superando o público do ano passado. “Então, isso mostra que o segmento está atrás de informação, o que na prática precisamos para melhorar a nossa eficiência produtiva”, concluiu Soares. 

Luzia Araújo | Gcom/MT

O Rádio, por suas características, entra na mente das pessoas e lá trabalha, criando um teatro individual. Desperta emoções e produz atitudes. Leia mais

MANTENHA CONTATO!

Últimas postagens

resized image
TSE vai fiscalizar uso de dinheiro vivo nas eleições
18/07/2018
resized image
Adilton Sachetti diz que anunciará aliança na próxima semana
19/07/2018
resized image
Novo estudo diz que maconha medicinal não funciona para dor crônica
19/07/2018

MURAL DE RECADOS

  • MAYSA VENTURA
    Parabéns pelo Site, agora de cara nova e pelas matérias postadas, sempre os áudios no jornal 1010 ....! Grande abraço a todos.

  • ROBERTO SHOW
    Olá pessoal do MT Via Rádio parabens pelo o trabalho de informação e a ajuda que nos dá para abrilhantar a nossa programação... 

Todos os Recados

MT Via Rádio © Copyright 2014 - Todos os Direitos Reservados - Esse site é melhor visualizado em resolução 1024 ou superior

Desenvolvimento por: Ricard Cristian